terça-feira, 14 de novembro de 2017

A importância da filosofia

    
    Agradecemos ao M. Silvestre este texto que publicamos. Para o nosso aluno, a importância da filosofia reside no questionar e podemos dizer que a filosofia responde à necessidade humana de entender e compreender o mundo. Parafraseando o filósofo espanhol Miguel Unamuno, diremos que a necessidade de filosofar é a mesma necessidade que o peixe tem de nadar ou que o pássaro tem de voar...



imagem retirada de http://www.abimaelcosta.com.br/2012/07/ponto-de-interrogacao.html

"A filosofia é um estudo que, embora bastante presente no nosso quotidiano, é muitas vezes ignorado. Porém, o que é a filosofia?
A filosofia é um conceito por si só abstrato e de infinitas interpretações, dependendo do indivíduo que a tente definir. Segundo Lacroix, "a filosofia é o pensamento segundo", se tivermos em conta a opinião de Descartes, "filosofar é ir além das aparências" ou ainda, ouvindo Jaspers, "filosofar é estar a caminho". No entanto, a definição que gera a maior unanimidade é aquela em que nos cingimos ao mero aspeto linguístico da palavra; filosofia vem do grego "philosophia", significando "amor pela sabedoria".
Para mim, a filosofia é o escrutínio de todos os problemas que o ser humano coloca a si próprio, sejam eles sobre a sua existência ou o porquê de nos comportarmos como comportamos.
Ora, é aí que reside, na minha humilíssima opinião, a importância da filosofia, no questionar. Sem este instinto humano de questionar tudo aquilo que vemos, ouvimos, sentimos ou pensamos, que seríamos nós senão bestas animais, apenas nos preocupando com a nossa sobrevivência?
Com a filosofia, o ser humano fica ciente de si, tentando aperceber-se do seu lugar e do seu propósito no mundo, tentando arranjar respostas para vários "comos" ou "porquês", tentando ser mais do que contente.
Porém, alguns hão de objetar: "Não será a filosofia uma menos-valia para o ser humano? Sem tantos problemas com que nos apoquentar, não seríamos mais felizes?"
De facto, a ideia de um ser humano sem problemas, possuidor de todo o conhecimento é utópica. No entanto, tal como as utopias tal ideia não passa disso, uma ideia. Para além disso o conceito de um ser humano que não consegue sentir infelicidade é, por si só, infeliz, pois a felicidade é um resultado da existência da infelicidade (ou seja, se nos conseguimos sentir felizes é porque, a dada altura, já nos sentimos infelizes) sendo impossível a existência de felicidade eterna.
Concluo então que a filosofia é fundamental à existência do ser humano racional, pensador e independente, sendo impossível a nossa existência como a conhecemos hoje sem o existir da filosofia."

Sem comentários:

Enviar um comentário