segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Mensageira da Paz

Malala Youzafsai, de quem já falamos por ocasião da atribuição do Prémio Nobel da Paz em 2014 (ver o nosso post de 12 de outubro, 2014) foi nomeada Mensageira da Paz da ONU pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no passado dia 10 de abril do corrente ano, a mais jovem mensageira até à data.
Relembramo-la agora a propósito da palestra a que vamos assistir com os nossos alunos, no próximo dia 16 de novembro, a ser proferida pelo Padre Vítor Melícias com o título"A Paz faz a diferença". Nesse dia, teremos também o testemunho de um jovem torreense a começar os primeiros passos numa carreira de investigação internacional.
Estamos, portanto, entre jovens!!! Para quem a paz faz toda a diferença!


António Guterres e Malala Yousafzai – Foto: Eskinder Debebe/ONU
«Ao descrevê-la como “símbolo da coisa mais importante do mundo, a educação para todos”, ele concedeu a honra numa cerimónia na sede da ONU em Nova Iorque. Malala, que foi atingida por tiros do Talibã em 2012 por frequentar aulas, é a Mensageira da Paz mais jovem da ONU e a primeira a ser designada pelo secretário-geral desde que ele assumiu o cargo, em janeiro deste ano. A jovem paquistanesa tem 19 anos.
Malala ressaltou a importância da educação, especialmente para meninas, para o avanço das comunidades e sociedades. “(A mudança) começa connosco e deve começar agora. Se você quer ter um futuro brilhante, você precisa começar a trabalhar agora e não esperar por ninguém mais”, afirmou.
Os Mensageiros da Paz são indivíduos renomados, cuidadosamente selecionados dentro dos campos da arte, literatura, ciência, entretenimento, desporto e outras áreas da vida pública, que concordam em ajudar a chamar atenção do mundo para o trabalho da Organização das Nações Unidas. Recebendo a maior honraria concedida pelo secretário-geral, estas personalidades trabalham voluntariamente com seu tempo, talento e paixão para sensibilizar e consciencializar para os esforços da ONU em melhorar a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.»
retirado de https://nacoesunidas.org/malala-yousafzai-e-a-mensageira-da-paz-mais-jovem-na-historia-da-onu/

Sem comentários:

Enviar um comentário