quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Padre Vítor Melícias em Torres Vedras


imagem retirada de http://www.oribatejo.pt/2015/12/02/vitor-melicias-apresenta-as-santas-casas-rosto-da-misericordia-no-cijvs/

Não parece ser grande notícia!! O padre Vítor Melícias é originário deste concelho e tem, inclusivamente, uma escola com o seu nome. Só que, desta vez, vai proferir uma palestra que tem como público privilegiado os alunos de Filosofia do ensino secundário, muito particularmente, os alunos da nossa escola. O título é "A Paz faz a diferença" e decorrerá na próxima 5ª feira, dia 16 de novembro, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. Esta atividade é promovida pelo Rotary Club de Torres Vedras em parceria com o Grupo Disciplinar de Filosofia da nossa escola, que a integra na celebração do Dia Mundial da Filosofia, e conta também com a valiosa colaboração dos alunos do Curso Profissional de Turismo (à semelhança do que aconteceu o ano passado). O Dia Mundial da Filosofia é promovido pela Unesco desde 2002 e este ano acontece no dia 16 de novembro.
Acreditamos que é importante para a formação ética, cívica e política dos alunos participarem em eventos deste tipo e poderem dar-se conta que alguns dos problemas aflorados nas aulas podem ser equacionados e debatidos fora dela; que a escola é um lugar de saber, de aprendizagem e de educação e também, ou por isso mesmo, um espaço de abertura ao mundo onde todos vivemos e aos problemas que nele surgem.
O problema da paz, neste início de século que ainda guarda bem viva a tragédia das duas grandes guerras mundiais do século XX, continua a estar em aberto. Perante a permanente conflitualidade de que temos conhecimento entre diferentes povos, Estados e por todo o mundo, perante os atos terroristas que nos ameaçam de perto, é importante que sejamos capazes de pensar o que podemos fazer para enfrentar estas ameaças e evitar que a barbárie invada o nosso quotidiano e nos prive da possibilidade de uma vida em segurança e em liberdade.

"A EUROPA TEM QUE VOLTAR A SER A CASA DA PAZ E NÃO A EUROPA DE CADA UM"
Estas foram palavras de Vítor Melícias numa entrevista à RTP em 2011 (ver aqui: https://oinsurgente.org/2011/08/30/politica-e-economia/.)
Não sei se as repetirá agora, mas não me parecem desajustadas...

Voltaremos a dar notícia deste evento.



Sem comentários:

Enviar um comentário